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1.4 A diversidade ameaçada
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Caro(a) professor(a),


É com grande satisfação que trazemos a você este guia com dicas para a utilização de objetos educacionais. Nossa intenção é ajudá-lo(a) a enriquecer ainda mais seu planejamento didático. Apresentamos algumas ideias que você poderá aproveitar dependendo de sua vontade, de sua proposta de trabalho e das condições existentes em sua escola.

Os objetos educacionais de Biologia foram produzidos para você e estão organizados em seis temas estruturadores. Este guia tratará de uma das quatro unidades temáticas que compõem o tema estruturador “Diversidade da vida”. Trata-se da unidade “A diversidade ameaçada”.

São onze os objetos educacionais que desenvolvemos para esta unidade temática. Eles complementarão o seu trabalho realizado com o livro didático. Também indicaremos outros materiais que poderão ser úteis em suas pesquisas sobre o assunto, citados ao longo deste guia.

Os objetos educacionais da unidade temática “A diversidade ameaçada” são os seguintes: 

 


  1. (Áudio) “Biografias: Chico Mendes, o grande defensor da floresta”;
  2. (Áudio) “Profissões: Limnologista”;
  3. (Áudio) “Radionovela: O rio não está para peixe”;
  4. (Vídeo) “Biomas: Amazônia”;
  5. (Vídeo) “Biomas: Cerrado”;
  6. (Vídeo) “Biomas: Caatinga”;
  7. (Vídeo) “Biomas: Pantanal”;
  8. (Vídeo) “Biomas: Mata Atlântica”;
  9. (Vídeo) “Biomas: Campos sulinos”;
  10. (Vídeo) “Biomas: Biomas costeiros”;
  11. (Software) “Qual é a palavra? A diversidade ameaçada”.

Todos esses objetos educacionais podem ser usados por você, professor(a), tanto de forma isolada quanto de forma integrada. Apresentaremos a seguir um roteiro com sugestões de uso integrado dos objetos educacionais para o desenvolvimento dos principais conceitos cobertos por esta unidade. Ele deve utilizar entre dez e doze aulas de 50 minutos.

Também apresentamos, neste guia, roteiros para o uso isolado de cada objeto educacional, com sugestões detalhadas para o(a) professor(a) que deseja usá-los de forma independente. Você encontrará as sugestões específicas para trabalhar com cada um dos objetos:



  1. Uso do áudio “ Chico Mendes, o grande defensor da floresta”;
  2. Uso do áudio “Limnologista”;
  3. Uso do áudio “O rio não está para peixe”;
  4. Uso do vídeo “Biomas: Amazônia”;
  5. Uso do vídeo “Biomas: Cerrado”;
  6. Uso do vídeo “Biomas: Caatinga”;
  7. Uso do vídeo “Biomas: Pantanal”;
  8. Uso do vídeo “Biomas: Mata Atlântica”;
  9. Uso do vídeo “Biomas: Campos sulinos”;
  10. Uso do vídeo “Biomas: Biomas costeiros”;
  11. Uso do software “Qual é a palavra? A diversidade ameaçada”.


  Professor(a), as sugestões que este guia apresenta não esgotam todas as possibilidades de utilização dos objetos educacionais disponibilizados. Na verdade, é você quem vai decidir sobre a escolha e o momento mais adequado para o uso desses objetos, baseado em sua própria experiência, nas condições que sua escola oferece e nas características de seus alunos. O importante é que você esteja disposto a inseri-los em suas aulas para aprender, aos poucos e na prática, qual metodologia funciona melhor com cada objeto. 


Conceitos desta unidade temática:


  • Biodiversidade e preservação;
  • Desenvolvimento sustentado;
  • Biomas brasileiros;
  • Adaptações dos organismos e habitat.

As competências e habilidades que poderão ser desenvolvidas são:


  • Selecionar, dentre as informações transmitidas pelo áudio, aquelas que são relevantes para a atividade proposta;
  • Construir diagramas e elaborar resumos escritos;
  • Analisar gráficos e mapas;
  • Desenvolver a capacidade de síntese e de argumentação oral;
  • Identificar em um mapa as regiões onde se encontra a maior diversidade de espécies do planeta, caracterizando suas condições climáticas;
  • Reconhecer as principais características da fauna e da flora dos grandes biomas terrestres, especialmente dos brasileiros;
  • Assinalar em um mapa a distribuição atual dos principais ecossistemas brasileiros, comparando com a distribuição deles há um século; 
  • Fazer um levantamento das espécies da fauna e da flora dos principais ecossistemas brasileiros que se encontram ameaçadas;
  • Debater as principais medidas propostas por cientistas, ambientalistas e pela administração pública para preservar o que resta dos nossos ecossistemas ou para recuperá-los;
  • Relacionar as principais causas da destruição dos ecossistemas brasileiros;
  • Comparar argumentos favoráveis ao uso sustentá- vel da biodiversidade e tomar posição a respeito do assunto.

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE USO DOS RECURSOS

  A unidade “A diversidade ameaçada” pode ser desenvolvida com o auxílio de onze objetos educacionais. Eles estão publicados separadamente, em respeito à autonomia que você, professor(a), tem para escolher o(s) objeto(s) que considerar mais apropriado(s) para o trabalho que já realiza.

  Aqui vamos propor o uso integrado dos objetos, que poderão ser baixados e instalados em seu próprio computador ou no da escola. Professor(a), lembramos mais uma vez que a nossa sugestão para o uso integrado dos objetos educacionais é apenas uma dentre várias possibilidades. Na medida em que se sentir mais seguro no uso desses recursos, e com a criatividade e conhecimento que você tem, certamente poderá desenvolver muitas outras formas de utilização, que sejam até mais adequadas do estas que estamos propondo.

  Uma possibilidade para começar esta unidade temá- tica é ter uma conversa inicial com os seus alunos para conhecer o que eles sabem sobre o tema. Faça algumas perguntas para nortear a discussão, como: O que são ecossistemas? Quais as principais características dos ecossistemas? Que tipos de ecossistemas existem? O que a classe entende por bioma? Qual a relação entre bioma e ecossistema? Anote as respostas dos alunos na lousa, fornecendo as explicações e os esclarecimentos necessários para fundamentar bem os conceitos básicos sobre o tema. 

  Explique aos alunos que existem ecossistemas aquá- ticos – tanto de água salgada quanto doce - e terrestres. Em relação aos primeiros, você pode aproveitar para conceituar talassociclo e limnociclo, destacando as principais diferenças entre eles. Questione seus alunos a respeito da importância do equilíbrio ecológico nos ecossistemas para a qualidade de vida no nosso planeta. Informe à classe que existe um profissional especializado no trabalho com os ecossistemas de água doce, o limnologista. Ele é responsável por identificar os problemas e buscar alternativas para garantir a manutenção da qualidade de vida dos ambientes aquáticos e também atua na recuperação de ecossistemas degradados. Avise seus alunos que, nesse momento, será apresentado à classe um áudio da série Profissões, que irá trazer mais detalhes sobre essa profissão.

  Após o trabalho com o áudio, você pode continuar desenvolvendo o conceito de ecossistema, dessa vez com foco para o epinociclo, que é o conjunto de ecossistemas de terra firme. Introduza, então, o conceito de bioma, citando os principais tipos existentes em nosso país. Se os alunos já tiverem um breve conhecimento sobre o assunto, leve para a aula um mapa do Brasil e localize com eles as regiões correspondentes a cada um desses biomas. Relacione-as com respectivas características climáticas do local em que existem. Peça para que os estudantes escrevam as respostas no caderno e entreguem a você, professor(a).

  Neste momento você pode utilizar vídeos da série Biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Campos sulinos e Biomas costeiros para apresentar, de forma divertida, mais informações sobre o assunto.  

  Você não precisa reproduzir todos os vídeos da série, mas se houver tempo, recomendamos que o faça, mostrando no máximo de dois a três vídeos em cada aula para evitar que eles se confundam. Procure sempre, ao final da aula, construir, com auxílio da classe, um quadro resumo dos biomas brasileiros retratados no vídeo, dando informações sobre a localização, as características climáticas e os aspectos principais da flora e da fauna de cada um.

  Depois de terem aprendido mais sobre a diversidade de espécies animais e vegetais existentes nos diferentes tipos de ecossistemas, estimule seus alunos a refletirem sobre as consequências negativas que a ação do homem pode ter, apontando os principais problemas decorrentes da poluição do ar, do solo e das águas. Reproduza o áudio “Radionovela: O rio não está para peixe”: discuta com eles se conhecem rios, lagoas, represas que também estão passando por processos de eutrofização. Quais as causas disso? Por que é importante protegê-los da degradação? Verifique se os alunos têm noção da cadeia de eventos que ocorrem quando há mudança na taxa de matéria orgânica em um ecossistema aquático. Aproveite para trabalhar com eles o áudio “Profissões: Limnologista”, para mostrar aos alunos a importância do trabalho desses profissionais.

  Explique aos seus alunos que muitas ações têm sido desenvolvidas para garantir a preservação dos ecossistemas, mas que ainda é necessário conscientização. Para estimular o debate, verifique na Bibliografia Complementar sugestões de materiais que podem ajudar os alunos a analisarem ainda melhor essa questão. Finalize o trabalho com a apresentação do áudio “Série Biografias: Chico Mendes, o defensor da floresta”, que também pode ser apresentado no momento em que você estiver trabalhando com o bioma floresta amazônica. Finalize o trabalho deste eixo temático com o software “Qual é a palavra? A diversidade ameaçada”, pois os alunos precisarão reunir todos os conceitos aprendidos e as dificuldades poderão se tornar mais evidentes, ajudando você, professor(a), a retomar os pontos que considerar mal esclarecidos. Para auxiliar no planejamento do trabalho com o uso dos recursos educacionais indicados neste guia, você ainda pode consultar as sugestões de obras que estão inseridas em nossa Bibliografia Complementar.



SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O USO ISOLADO DE CADA OBJETO EDUCACIONAL


(ÁUDIO) BIOGRAFIA: CHICO MENDES, O GRANDE DEFENSOR DA FLORESTA


  Sugerimos que o áudio da biografia de Chico Mendes seja usado para sensibilizar o aluno para a importância da Ecologia como uma Ciência que pode subsidiar as ações de recuperação, preservação e conservação do ambiente, melhorando a qualidade de vida de todos. A proposta é de que os alunos inicialmente percebam que a casa, a escola e o bairro em que vivem são o meio ambiente deles. Diversos conteúdos básicos de Ecologia como cadeias alimentares, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas e desequilíbrios ambientais podem ser introduzidos na medida em que a noção de ambiente for ampliada.

  Antes de organizar os alunos para ouvirem o áudio, é importante descobrir quais são as concepções prévias que eles têm sobre o assunto. Se for possível, leve-os para a sala de informática na primeira aula e peça para cada um pesquisar uma imagem que traduza o significado de meio ambiente; eles também devem criar uma legenda explicando por que estudar o meio ambiente é importante. Caso haja impressora, peça que imprimam a imagem escolhida; se não houver impressora, os arquivos de imagem podem ser usados para a montagem de uma apresentação em PowerPoint coletiva. Se não houver muitos computadores, peça para os alunos pesquisarem uma imagem em casa, tirada de revista ou, então, que façam um desenho.

  A partir da seleção de imagens será possível perceber algumas das concepções que os alunos têm sobre meio ambiente. Será que, para eles, meio ambiente refere-se apenas aos ambientes naturais? As imagens têm relação com a escola, o bairro onde vivem? Ou eles escolheram imagens de ursos polares, gelo, ursos panda? Eles mostraram áreas de desmatamento ou queimadas, mas são alunos que vivem distantes dessa realidade? Escolheram imagens que mostram lixões, córregos ou rios contaminados? Levante questões como: O que significa meio ambiente? Esse termo refere-se apenas às áreas naturais? A escola, a casa, o bairro e a cidade em que vivemos também fazem parte do meio ambiente? Quando falamos de ações ecológicas estamos nos referindo apenas à preservação das áreas naturais? É possí- vel conviver em harmonia com as matas, mares e rios e ainda melhorar a qualidade de vida das pessoas? Será que para conservar o ambiente é necessário impedir que as pessoas possam viver dos recursos da natureza? Água tratada, rede de esgoto, recolhimento e destina- ção adequada do lixo também são parte das ações que ajudam a conservar o ambiente? Para onde vai o esgoto não tratado das casas e indústrias? Para onde vai a fumaça dos carros, das queimadas, das indústrias?

  Conte para os alunos que a preocupação com o ambiente tornou-se maior depois da Segunda Guerra Mundial, em decorrência do rápido crescimento industrial e da expansão das áreas urbanas na Europa. No início da década de 1970 começaram a surgir vários grupos preocupados com a degradação do ambiente provocada pela poluição ambiental por todo o mundo. No Brasil, a década de 1980 foi bastante representativa devido ao surgimento de várias ONGs e também pela divulgação da luta empreendida por Chico Mendes, que se tornou mundialmente conhecido ao mostrar para o mundo os problemas da Amazônia.

  Discuta o assunto com os alunos de maneira que percebam que a solução dos problemas ambientais, muitas vezes, contraria interesses políticos e econômicos e, por isso, o conhecimento, a postura crítica e as atitudes de cada um de nós são tão importantes.

  Na aula seguinte, retome alguns pontos da discussão realizada anteriormente e comente que o programa de áudio que será apresentado trata da vida de Chico Mendes. Se o programa for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir claramente.

  Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes de o áudio ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Ao final, peça para os estudantes responderem ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão a respeito do áudio: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem?

  Se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos. Por fim, para verificar se a concepção inicial dos alunos sobre meio ambiente foi ampliada, peça que façam uma pequena reflexão e respondam à pergunta: O que é meio ambiente e o que posso fazer para ajudar a conservá-lo?



(ÁUDIO) PROFISSÕES: LIMNOLOGISTA


  Os programas da Série Profissões, além de abordarem os conteúdos teóricos de grande importância para os alunos de Ensino Médio, ainda podem auxiliá-los na escolha da carreira que desejam seguir. Isso porque os áudios que fazem parte dessa série trazem profissionais da área comentando sobre suas respectivas tarefas.

  Antes de iniciar o programa, sugerimos que você resgate alguns conceitos e promova uma conversa com seus alunos. Faça questões como: O que são ecossistemas? Que tipos de ecossistemas existem na natureza? Como se caracterizam as comunidades bióticas? Os alunos acreditam que seja importante estudar os diferentes ecossistemas e comunidades bióticas? Por quê? Qual a importância da preservação dos mesmos? Na Bibliografia Complementar, colocamos algumas sugestões de materiais que podem ajudar no desenvolvimento desses assuntos e de outros que possam surgir e que estejam associados ao tema.

  Explique aos alunos que eles irão ouvir um áudio que apresenta a profissão de limnologista. Será que eles sabem o que é limnologia? Com base na discussão anterior, peça para que tentem supor do que se trata. Mencione, então, que a limnologia é o estudo das reações funcionais e produtividade das comunidades bióticas de lagos, rios, reservatórios e região costeira, com foco nos parâmetros físicos, químicos e bióticos ambientais. Essa área, ao contrário do que parece, não é recente: na Grécia Antiga, havia listagens de organismos e, a partir do século XIX, começaram a ocorrer estudos dos ecossistemas de maneira estruturada. Nos dias de hoje, a limnologia é considerada uma ciência multidisciplinar, reunindo profissionais graduados em engenharia, biologia, física, química, matemática e estatística, por exemplo.

  Agora, faça uma análise sobre a importância da atuação de um profissional que auxilia no monitoramento e recuperação dos corpos de água. Sabemos que a água contaminada pode trazer inúmeros problemas à saúde das populações, já que, além de ser ingerida pelos seres humanos e por animais, ela também é utilizada em diversas atividades domésticas, nas indústrias e na irrigação de plantações.

  Se desejar ampliar a discussão e trabalhar melhor com a questão dos micro-organismos patogênicos presentes na água, sugerimos a consulta aos recursos educacionais do eixos estruturador “Qualidade de vida das populações humanas”. Destaque que o limnologista pode atuar evitando que a água seja contaminada por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos provenientes da erosão, garantindo a existência de ecossistemas saudáveis e a disponibilidade de água potável.

  Após essa introdução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Inicie a transmissão do programa. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes de o áudio ser reproduzido novamente. Sugerimos que você deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Ao final, peça para os estudantes responderem ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão a respeito do áudio: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.



(ÁUDIO) RADIONOVELA: O RIO NÃO ESTÁ PARA PEIXE


  Apesar de o currículo de Biologia comumente abordar a questão ambiental dentro dos conceitos de Ecologia, nem sempre é fácil fazer a relação dos impactos gerados pela ação humana com o contexto dos alunos. Dessa forma, tópicos como sustentabilidade, melhoria da qualidade de vida e impacto ambiental parecem estar ligados a contextos externos e distantes. 

  Fazer uma aproximação desses tópicos com o cotidiano pode ser uma importante forma de auxiliar o desenvolvimento do espírito crítico na busca de uma ação cidadã. Nossa proposta é chamar a atenção dos alunos para a degradação a que estão sujeitos os rios brasileiros e sensibilizá-los para o impacto gerado por essa degradação na qualidade de vida das populações vizinhas. Assim, sugerimos que o professor utilize o áudio como forma de desencadear uma discussão sobre alguma possível degradação ambiental que atinja a comunidade em que está inserido. Na Bibliografia Complementar colocamos algumas sugestões de materiais que podem ajudar no desenvolvimento desses assuntos e de outros que possam surgir e que estejam associados ao tema.

  Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir claramente o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas.

  Convém explicar aos alunos que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do áudio, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. Depois de ouvi-lo, peça aos alunos para que respondam ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão em torno das questões que estão no roteiro: A falta de saneamento básico pode trazer que tipo de consequência para a saúde? O que é eutrofização e qual a sua consequência para a vida dos organismos de um rio? Quais são os possíveis agentes poluidores de um rio? O que é assoreamento? Quais suas causas e consequências? Como é possível monitorar à distância o assoreamento de um rio? Se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente, e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.



(VÍDEO) BIOMAS: AMAZÔNIA


  Antes de iniciar a exibição do vídeo, sugerimos que você realize uma atividade para saber as concepções que os alunos têm sobre o assunto. Traga alguns dados relevantes: informe à classe que, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Brasil é o país de maior biodiversidade do Planeta. Nosso país é considerado megabiodiverso, pois reúne ao menos 70% das espécies vegetais e animais do mundo. Mas o que isso significa? Qual a importância desse fato? Pergunte aos alunos o que eles entendem por biodiversidade, pedindo para que citem exemplos. Explique que a biodiversidade pode ser qualificada pela variedade em ecossistemas, espécies biológicas, endemismos (distribuição das espécies animais ou vegetais existentes em uma área restrita) e patrimônio genético. 

  Nesse momento, pergunte se os estudantes sabem o que é um bioma e questione qual é a diferença entre bioma e ecossistema. Peça para que os alunos listem os biomas que conhecem e mencionem quais eles acreditam que existam no Brasil. Anote as respostas na lousa, para que seja possível visualizar melhor o que foi exposto pela classe.

  Muitas vezes, o termo bioma é utilizado como sinônimo de ecossistema, o que não é correto. Por isso, é importante fazer essa distinção: comente com os alunos que um ecossistema compreende um determinado local e todas as relações dos organismos entre si e com seu meio ambiente, ou seja, todas as relações entre os fatores bióticos e abióticos em uma determinada área. Já bioma trata-se de uma área com condições ambientais específicas, formando um complexo de habitats e comunidades, sem levarmos em consideração a interação entre fatores bióticos e abióticos. De acordo com o Ibama, devido à grande dimensão e variação geomorfoló- gica e climática, o Brasil abriga sete biomas (amazônia, mata atlântica, pantanal, cerrado, caatinga, campos sulinos e zona costeira) e incalculáveis ecossistemas.

  Explique que agora todos assistirão um vídeo sobre o bioma amazônia, que ocupa cerca de 40% do territó- rio nacional. Este bioma abrange os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso). Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Professor(a), recomendamos que você traga um mapa do Brasil com indicações da abrangência desse bioma, para facilitar a visualização. Você pode buscar imagens disponíveis em livros didáticos ou pesquisar na internet. Uma das várias figuras disponíveis na rede consta no seguinte endereço: www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/Biomas_Brasil_2ID-h1t0tgBS4t.jpg (acesso em: junho/2011).

 No vídeo, por meio de uma história envolvendo jovens, os alunos conhecerão um pouco mais sobre as principais características da fauna, flora, solo, relevo e clima desse bioma. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar aos alunos que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do vídeo, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Após assistir ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do vídeo ser reproduzido novamente. Depois, peça aos alunos para que respondam ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Como forma de avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema, promova uma discussão sobre os principais aspectos abordados no vídeo. Para estimular o debate, traga textos e/ou reportagens que se aprofundem nesse assunto, como “O desmatamento na Amazônia e a importância das áreas protegidas” (Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142005000100010 – acesso em: abril/2015), “A evolução do desmatamento na Amazônia” (Disponível em: http://www.estadao.com.br/infograficos/a-evolucao-do-desmatamento-na-amazonia,sustentabilidade,321559 - acesso em: abril/2015). Você também pode nortear a discussão com base nas questões que estão no roteiro. Se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente, e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.



(VÍDEO) BIOMAS: CERRADO


  Antes de iniciar a exibição do vídeo, sugerimos que você resgate alguns conceitos necessários para a compreensão do assunto do vídeo. Se tiver trabalhado anteriormente com o recurso “Série Biomas: Amazônia”, estimule seus alunos a relembrarem o que é bioma, trazendo exemplos e mencionando o papel deste na biodiversidade existente no país. Caso não tenha trabalhado com o tema, consulte a introdução indicada para o uso do recurso “Série Biomas: Amazônia”. Professor(a), lembramos que você possui autonomia para alterar a ordem de apresentação dos recursos educacionais à classe, conforme as suas estratégias didáticas.

  Explique aos seus alunos que todos assistirão a um vídeo sobre o segundo maior bioma brasileiro, o cerrado. Ele ocupa cerca de 25% do território nacional (aproximadamente dois milhões de km2 ) e abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia. Mostre aos seus alunos que o cerrado corta diagonalmente o Brasil, no sentido nordeste-sudoeste. Professor(a), recomendamos que você traga um mapa do Brasil com indicações da abrangência desse bioma, para facilitar a visualização. Você pode buscar imagens disponíveis em livros didáticos ou pesquisar na internet.

  Pergunte aos seus alunos se eles sabem por que o cerrado é chamado de “savana brasileira”. Como eles acreditam que seja o solo e a vegetação nessa região? Quais as características do inverno e do verão? Que tipo de relação há entre as características climáticas, a fauna e a flora? Traga algumas informações gerais sobre o bioma. Explique que o cerrado possui solo pobre em nutrientes e apresenta um mosaico de formas de vegetação, reunindo desde formações florestais (árvores e arbustos), formações savânicas (árvores e arbustos de pequeno porte entremeadas por herbáceas) e forma- ções campestres (plantas herbáceas).

  Mencione que o cerrado é caracterizado por duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso e que três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (São Francisco, Tocantins-Araguaia e Prata) têm origem nos domínios desse bioma. Contudo, em muitos lugares do cerrado, há ausência de água na superfície e para achar a grande reserva hídrica é necessário adentrar em camadas mais profundas do solo. Durante muito tempo, o cerrado era visto, de maneira equivocada, como um bioma pobre, o que contraria a realidade: esse bioma, na verdade, reúne uma grande biodiversidade, representando 5% da biodiversidade do planeta de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

  Explique que todos assistirão um vídeo sobre o cerrado. No programa, por meio de uma história envolvendo jovens, os alunos conhecerão mais sobre as principais características da fauna, flora, solo, relevo e clima desse bioma. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar aos alunos que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do vídeo, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Após assistir ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do vídeo ser reproduzido novamente. Depois, peça aos alunos para que respondam ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Como forma de avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema, promova uma discussão em sala de aula sobre os principais aspectos abordados no vídeo. Para estimular o debate, traga textos que abordem os problemas atuais envolvendo o bioma, como “Cerrado, o avanço da devastação” (Disponível em http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/geral,cerrado-o-avanco-da-devastacao,331398 – acesso em: abril/2015) e “Megadiversidade corroída em ritmo acelerado” (Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000100003&lng=es&nrm=iso – acesso em: abril/2015). Você também pode nortear a discussão com base nas questões que estão no roteiro.

  Informe que nas últimas décadas, o cerrado tem sofrido ações de devastação preocupantes. Conforme o Ministério do Meio Ambiente, os remanescentes de vegetação até o ano de 2008 somavam aproximadamente 1.051.182 km2 , isto é, 51,54% da área total do bioma, enquanto que as áreas desmatadas equivaliam a 975.711 mil km2 , representando 47,84% da área total do Brasil. A isso deve-se o fato de o cerrado ter se tornado uma fronteira agrícola, com o desenvolvimento de modernas técnicas de plantio, adubação e irrigação, além da existência de infraestrutura rodoviária para escoamento da produção. Se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente, e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.



(VÍDEO) BIOMAS: CAATINGA


 

  Antes de iniciar a exibição do vídeo, sugerimos que você resgate alguns conceitos necessários para a compreensão do assunto do vídeo. Se tiver trabalhado anteriormente com outros recursos da série Biomas, estimule seus alunos a relembrarem o que é bioma, trazendo exemplos e mencionando o papel deste na biodiversidade existente no país. Caso não tenha trabalhado com o tema, consulte a introdução indicada para o uso do recurso “Série Biomas: Amazônia”. Professor(a), lembramos que você possui autonomia para alterar a ordem de apresentação dos recursos educacionais à classe, conforme as suas estratégias didáticas.

  Explique aos seus alunos que eles irão assistir a um vídeo sobre a caatinga, que em tupi-guarani significa “mata branca”. Trata-se de um bioma exclusivamente brasileiro, que possui uma área aproximada de 844 mil km2 (9,92% do território brasileiro) e abrangendo os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais. Apesar de estar localizado em uma área com clima semiárido (escassez e irregularidade de chuvas), a caatinga apresenta variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e endemismo. Conforme o Ibama, a caatinga é dominada por tipos de vegetação com características xerofíticas – formações vegetais secas, com paisagem espinhosa – com estratos compostos por gramíneas, arbustos e árvores de porte baixo ou médio (cerca de 3 a 7 metros de altura), caducifólias (folhas que caem), com grande quantidade de plantas espinhosas e espécies como cactáceas e bromeliáceas. Se julgar interessante, faça breves paralelos com a História do Brasil para explicar aos alunos a origem da excessiva concentração fundiária que marca esse bioma. Resgate o fato da caatinga ter sido ocupada por ações humanas desde os tempos do Brasil-Colônia. Devido ao regime de sesmarias e sistema de capitanias hereditárias, baseado em doações de terra, criou-se condições para a concentração fundiária. No programa, por meio de uma história envolvendo jovens, os alunos conhecerão mais sobre as principais características da fauna, flora, solo, relevo e clima desse bioma.

  Antes de iniciar a reprodução do vídeo, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar aos alunos que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do vídeo, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Após assistir ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do vídeo ser reproduzido novamente. Depois, peça aos alunos para que respondam ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Como forma de avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema, promova uma discussão em sala de aula sobre os principais aspectos abordados no vídeo. Para estimular o debate, traga textos que possam ajudar os alunos a refletirem sobre os problemas atuais envolvendo o bioma, como “A surpreendente diversidade da Caatinga” (Disponível em: http://www.bv.fapesp.br/pt/publicacao/3308/a-surpreendente-diversidade-de-caatinga/ - acesso em: abril/2015) e “Minc defende o uso de alternativas energéticas para proteger Caatinga” (Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2010-03-02/minc-defende-uso-de-alternativas-energeticas-para-proteger-caatinga - acesso em: abril/2015). Você também pode nortear a discussão com base nas questões que estão no roteiro. 



(VÍDEO) BIOMAS: PANTANAL


  Antes de iniciar a execução do programa, sugerimos que você resgate alguns conceitos necessários para a compreensão do assunto do vídeo. Se tiver trabalhado anteriormente com outros recursos da série Biomas, estimule seus alunos a relembrarem o que é bioma, trazendo exemplos e mencionando o papel deste na biodiversidade existente no país. Caso não tenha trabalhado com o tema a introdução indicada para o uso do recurso “Série Biomas: Amazônia”. Professor(a), lembramos que você possui autonomia para alterar a ordem de apresentação dos recursos educacionais à classe, conforme as suas estratégias didáticas.

  Informe seus alunos que todos irão assistir a um ví- deo sobre o Pantanal. Conforme o Ibama, o Pantanal é a maior planície inundável do mundo, abrangendo uma extensão de 365.000 Km2 . Cerca de 80% da área faz parte do território do brasileiro e o restante envolve a Bolívia e o Paraguai. O Pantanal apresenta grande biodiversidade, associada principalmente às inundações, que mantém diversas áreas alagadas por períodos que podem variar de 6 a até 12 meses. Por se tratar de uma área de transição, o Pantanal possui vegetações típicas de outros biomas, como cerrados e floresta amazônica, além de ecossistemas aquáticos e semiaquáticos. No programa que será exibido, por meio de uma história envolvendo jovens, os alunos conhecerão mais sobre as principais características da fauna, flora, solo, relevo e clima desse bioma.

  Antes de iniciar a reprodução do vídeo, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar aos alunos que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do vídeo, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Após assistir ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do vídeo ser reproduzido novamente. Depois, peça aos alunos para que respondam ao questionário proposto no roteiro.



AVALIAÇÃO


  Como forma de avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema, promova uma discussão em sala de aula sobre os principais aspectos abordados no vídeo. Para estimular o debate, traga textos que possam ajudar os alunos a refletirem sobre questões importantes e atualidades envolvendo o bioma estudado, como “Pecuária ameaça Pantanal, afirmam pesquisadores brasileiros” (Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI3030509-EI238,00.html – acesso em: junho/2011), “Novas fronteiras agrícolas da cana” (Disponível em http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=23&id=253 – acesso em: junho/2011) e “Pantanal ameaçado” (Disponível em: epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/pantanal-bioma-de-beleza-inigualavel-tambem-esta-ameacado.html – acesso em: janeiro/2016). Você também pode nortear a discussão com base nas questões que estão no roteiro.



(VÍDEO): BIOMAS: MATA ATLÂNTICA


  Antes de iniciar a execução do programa, sugerimos que você resgate alguns conceitos necessários para a compreensão do assunto do vídeo. Se tiver trabalhado anteriormente com outros recursos da série Biomas, estimule seus alunos a relembrarem o que é bioma, trazendo exemplos e mencionando o papel deste na biodiversidade existente no país. Caso não tenha trabalhado com o tema, consulte a introdução indicada para o uso do recurso “Série Biomas: Amazônia”. Professor(a), lembramos que você possui autonomia para alterar a ordem de apresentação dos recursos educacionais à classe, conforme as suas estratégias didáticas. 

  Informe aos seus alunos que todos irão assistir a um vídeo sobre a mata atlântica, bioma que ocupa inteiramente três estados - Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina - e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso representa cerca de 1.110.182 km2 , ou seja, 13,04% da área total do Brasil.

  Faça um breve resumo das características desse bioma, mencionando que a mata atlântica apresenta vegetação bem variada, em função de diferenças de solo, relevo e características climáticas (equatorial ao norte e temperado sempre úmido ao sul, com temperaturas médias elevadas durante o ano todo). Há alta pluviosidade nessa região por causa da barreira que a Serra do Mar constitui para os ventos marítimos.

  Originalmente, a mata atlântica estava presente no litoral brasileiro de ponta a ponta. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, ficando atrás apenas da floresta amazônica. A devastação começou a ocorrer com a chegada dos portugueses ao Brasil, devido à exploração do pau-brasil, passando pelos ciclos da cana-de-açúcar, do ouro, extração de madeira, da plantação de cafezais, pastagens, construção de rodovias e urbanização. Atualmente, como demonstram dados do Ibama, existe apenas 7,3% da cobertura florestal original, sendo o bioma identificado como a quinta área mais ameaçada e rica em espécies endêmicas do mundo. Na mata atlântica existem 1.361 espécies da fauna brasileira, com 261 espécies de mamíferos, 620 de aves, 200 de répteis e 280 de anfíbios, sendo que 567 espécies só ocorrem nesse bioma.

  Neste programa, por meio de uma história envolvendo jovens, irá possibilitar aos alunos conhecimento sobre as principais características da fauna, flora, solo, relevo e clima desse bioma. Antes de iniciar a reprodução do vídeo, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar aos alunos que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do vídeo, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Após assistir ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do vídeo ser reproduzido novamente. Depois, peça aos alunos para que respondam ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Como forma de avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema, promova uma discussão em sala de aula sobre os principais aspectos abordados no ví- deo. Para estimular o debate, traga textos que possam ajudar os alunos a refletirem sobre questões importantes e atualidades envolvendo o bioma estudado, como “Mata Atlântica, essa história pode ter um final feliz” (Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/bio/educar/textos/matatlan.htm - acesso em: abril/2015), Lei Nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências (Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11428.htm - acesso em: abril/2015), “Trecho da Mata Atlântica perto de rodovia abriga aves ameaçadas de extinção” (Disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=6085 - acesso em: junho/2011). Você também pode nortear a discussão com base nas questões que estão no roteiro. 



(VÍDEO): BIOMAS: CAMPOS SULINOS


  Antes de iniciar a execução do vídeo, sugerimos que você resgate alguns conceitos necessários para a compreensão do assunto do vídeo. Se tiver trabalhado anteriormente com outros recursos da série Biomas, estimule seus alunos a relembrarem o que é bioma, trazendo exemplos e mencionando o papel deste na biodiversidade existente no país. Caso não tenha trabalhado com o tema, consulte a introdução indicada para o uso do recurso “Série Biomas: Amazônia”. Professor(a), lembramos que você possui autonomia para alterar a ordem de apresentação dos recursos educacionais à classe, conforme as suas estratégias didáticas. 

  Faça uma breve apresentação sobre esse bioma. Explique que este bioma é frequentemente chamado de “pampas” (termo de origem indígena que significa região plana); contudo, este termo “pampas” corresponde somente a um dos tipos de campo existentes nesse bioma. Conforme o Ibama, outros tipos de campos são encontrados em áreas de transição, com o domínio de araucárias e até formações vegetais semelhantes à savana. Esse bioma compreende uma área de 500 mil km2 , abrangendo o Uruguai, nordeste da Argentina, sul do Brasil e parte do Paraguai. O clima marcante é o subtropical, caracterizado por altas temperaturas no verão e inverno rigoroso, com ocorrência de geadas. Por possuir solos férteis, os campos sulinos são geralmente locais de atividades agrícolas. Além disso, há ocorrência de pecuária de corte.

  O programa, por meio de uma história envolvendo jovens, irá possibilitar aos alunos conhecimento sobre as principais características da fauna, flora, solo, relevo e clima desse bioma. Antes de iniciar a reprodução do vídeo, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar aos alunos que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente- -os para não responderem às perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do vídeo, evitando fazer interrupções ou comentários. Após assistir ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do vídeo ser reproduzido novamente. Depois, peça aos alunos para que respondam ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Como forma de avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema, promova uma discussão em sala de aula sobre os principais aspectos abordados no vídeo. Para estimular o debate, traga textos que possam ajudar os alunos a refletirem sobre questões importantes e atualidades envolvendo o bioma estudado, como “Produção animal no bioma campos sulinos” (Disponível em: http://www.forragicultura.com.br/arquivos/ProducaoanimanoBiomaCamposSulinos.pdf - acesso em: março/2010), “A biodiversidade vegetal dos campos sulinos e a sustentabilidade da pecuária. Uma avaliação de bromus auleticus” (Disponível em: http://www.agroecologiaemrede.org.br/upload/arquivos/P32_2005-05-23_150200_243.pdf - acesso em: abril/2015). Você também pode nortear a discussão com base nas questões que estão no roteiro.



(VÍDEO): BIOMAS: BIOMAS COSTEIROS


  Antes de iniciar a execução do programa, sugerimos que você resgate alguns conceitos necessários para a compreensão do assunto do vídeo. Se tiver trabalhado anteriormente com outros recursos da série Biomas, estimule seus alunos a relembrarem o que é bioma, trazendo exemplos e mencionando o papel deste na biodiversidade existente no país. Caso não tenha trabalhado com o tema, consulte a introdução indicada para o uso do recurso “Série Biomas: Amazônia”. Professor(a), lembramos que você possui autonomia para alterar a ordem de apresentação dos recursos educacionais à classe, conforme as suas estratégias didáticas. 

  Informe seus alunos que todos assistirão a um vídeo sobre os biomas costeiros e faça uma breve apresentação a respeito. Mencione que a costa brasileira tem 8.500 km de extensão e que nela existem diversos ecossistemas. Os biomas costeiros, assim, compreendem um mosaico de formações como manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos e recifes de corais, por exemplo.

  Descreva algumas características existentes em diferentes pontos do litoral brasileiro. Conforme o Ibama, o litoral amazônico, que vai da foz do rio Oiapoque ao delta do rio Parnaíba, apresenta grande extensão de manguezais, assim como matas de várzeas de marés, campos de dunas e praias. Os manguezais são conhecidos pela rica biodiversidade, abrigando muitas espécies de crustáceos, peixes e aves. O litoral nordestino, que começa na foz do rio Parnaíba e vai até o Recôncavo Baiano, possui recifes calcíferos e areníticos, além de dunas. Também há presença de manguezais, restingas e matas.

  O litoral nordestino é o habitat do peixe-boi marinho e das tartarugas, animais ameaçados de extinção. O litoral sudeste segue do Recôncavo Baiano até São Paulo, constituindo a área mais densamente povoada e industrializada do país. Caracteriza-se por falésias, recifes e as praias de areias monazíticas (mineral de cor marrom-escura). Possui uma costa bastante recortada, com baías e pequenas enseadas. A mata de restinga é um ecosssistema de destaque nessa região, que é habitada pela preguiça- -de-coleira e pelo mico-leão-dourado (ameaçados de extinção). O litoral sul começa no Paraná e termina no Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. Há presença de banhados e manguezais, sendo rico em aves. Também reúne espécies ameaçadas de extinção, como ratão-do- -banhado e lontras.

  O programa, por meio de uma história envolvendo jovens, irá possibilitar aos alunos conhecimento sobre as principais características da fauna, flora, solo, relevo e clima desse bioma. Antes de iniciar a reprodução do vídeo, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar aos alunos que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente- -os para não responderem às perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do vídeo, evitando fazer interrupções ou comentários. Após assistir ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do vídeo ser reproduzido novamente. Depois, peça aos alunos para que respondam ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Como forma de avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema, promova uma discussão em sala de aula sobre os principais aspectos abordados no vídeo. Para estimular o debate, traga textos que possam ajudar os alunos a refletirem sobre questões importantes envolvendo o bioma estudado, como “Vida e morte sobre a areia” (Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2003/07/01/vida-e-morte-sobre-a-areia/ - acesso em abril/2015). Você também pode nortear a discussão com base nas questões que estão no roteiro. 



(SOFTWARE) QUAL É A PALAVRA? A DIVERSIDADE AMEAÇADA


  Este software consiste em um jogo para que o aluno treine, de forma lúdica, os conhecimentos adquiridos. O objetivo é acertar a palavra que corresponde à dica apresentada, escolhendo uma letra por vez. Para abordar os assuntos indicados neste guia temático, o software irá trazer questões relacionadas aos biomas já mencionados, além de informações complementares. Por agregar conhecimentos sobre os demais recursos educacionais abordados neste guia, sugerimos que você proponha este jogo como um fechamento do estudo deste eixo temático, quando as possíveis dúvidas já tiverem sido esclarecidas. Destacamos que, em virtude da existência de uma variedade de nomes em Biologia, este software pode ser interessante para possibilitar ao aluno o treino dos mesmos, associando-os aos conceitos a que se referem. 

  Antes de iniciar a exploração do software, distribua aos alunos o roteiro de trabalho. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a exploração do software, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a jogar. Após explorarem o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do material ser explorado novamente. Ao final, peça aos estudantes para que respondam ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do jogo, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Sugira que os alunos joguem novamente, pois há perguntas que não são mostradas apenas em uma exploração inicial do software, sendo necessário pelo menos três usos para que todas as questões tenham sido visualizadas.


  • References
    1. AMABIS, J. M.; MARTHO, G.R. (2004). Biologia das células; Biologia dos organismos; Biologia das popula- ções. Editora Moderna, volumes 1, 2 e 3, 2a edição.
    2. FAVARETTO, J.A.; MERCADANTE, C. (2003). Biologia. Editora Moderna, volume único, 2a edição.
    3. FROTA-PESSOA, O. (2001). Os caminhos da vida I, II e III - Biologia no ensino médio. Editora Scipione.
    4. LAURENCE, J. (2005). Biologia. Editora Nova Geração, volume único, 1a edição.
    5. LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. (2008). Biologia. Série Brasil. Editora Ática, volume único, 1a edição.
    6. LOPES, S. Biologia. (2008). Editora Saraiva, volume único, 2a edição.
    7. PAULINO, W. (2007). Biologia. Editora Ática, volumes 1, 2 e 3, 20a edição.
    8. SILVA-JÚNIOR, C.; SASSON, S.(2002). Biologia. Editora Saraiva, volumes 1, 2 e 3, 7a edição.
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